Instagram

30 julho 2018

ª edição da Corrida e Caminhada do Café em Campinas

No dia 05 de agosto, um domingo, acontece a 3ª edição da Corrida e Caminhada do Café, na fazenda Santa Elisa, em Campinas, interior de São Paulo. A largada é às 8h30 e o percurso é de seis quilômetros. O evento é realizado pelo Instituto Jerusalém do Brasil e correalizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, e as inscrições estão abertas.

A fazenda histórica está localizada a 15 minutos do centro da cidade, e é o principal centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O evento contará também com a Corrida Kids, uma corrida para crianças, de 5 a 10 anos, com um percurso de 200 metros.

As inscrições podem ser feitas pelo site do evento, e o valor é de R$ 95 para a corrida ou caminhada, e R$ 48 para a corrida infantil e atletas acima de 60 anos. O kit conta com uma camiseta, número de peito, chip de cronometragem, barrinha de cereal e kit frutas com isotônico na chegada, bem como uma medalha para os participantes que terminarem a prova.

Além de o percurso ser feito por trechos de plantações de café e por um corredor de bambuzal histórico, plantado pelo Barão Geraldo de Rezende para sua filha, os atletas poderão desfrutar da bebida no final do evento. Além disso, haverá apresentação de danças árabes e um espaço de comida árabe.
O Campinas Café Festival – que promove shows de música árabe e palestina – é responsável pela organização do evento, e seu idealizador, o professor de Relações Internacionais da Faculdade de Campinas (Facamp), Ali El-Khatib, informou que o evento esportivo e cultural tem como objetivo mostrar o trabalho do Instituto Agronômico de Campinas para a pesquisa e desenvolvimento do segmento cafeeiro na região de Campinas e no Brasil.

“Conseguimos reunir em um mesmo evento o aspecto educacional, cultural, turístico e esportivo, trazendo a comunidade da região para conhecer um local de pesquisa que não é aberto para visitação”, continuou El-Khatib, e contou ainda que a fazenda tem centros de pesquisa de frutas, legumes e verduras, além do Centro de Café “Alcides Carvalho”, homenagem a um dos maiores especialistas em café do mundo.

A pentacampeã internacional em atletismo Conceição Geremias será a madrinha da corrida. A atleta foi medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de 1983 em Caracas, na Venezuela, já participou de três Olimpíadas e sua especialidade é o heptatlo, competição de atletismo com sete provas. Geremias nasceu e cresceu na fazenda Santa Elisa, onde seu pai trabalhava.

Serviço:

Corrida e Caminhada do Café
5 de agosto de 2018 – Largada às 8h30
Fazenda Santa Elisa do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
Av. Doutor Theodureto de Almeida Camargo, 1500, Campinas
www.corridadocafe.org.br