Instagram

06 janeiro 2017

Museu oferece curso grátis de astronomia



Planetas, satélites, estrelas, nebulosas e outros corpos celestes são temas do curso “Fundamentos de Astronomia e Astrofísica”, que será ministrado pelo físico Júlio Penereiro, neste mês, no Museu Dinâmico de Ciências de Campinas. As aulas acontecem de 16 a 27 de janeiro, em dois módulos independentes com 50 vagas cada um. As inscrições estão abertas desde quinta-feira (5) e a participação é gratuita.
A ideia é proporcionar o desenvolvimento de conceitos astronômicos e o embasamento necessário para entender o universo. No conteúdo, as diferenças dos corpos celestes, as leis presentes nos fenômenos (tipos de movimentos dos astros, eclipses, conjunções, emissões de energias, entre outros) e o uso de equipamentos (binóculos, telescópios refratores e refletores, fotografias astronômicas, fotometria e espectroscopia).
O físico Júlio Penereiro atua no Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini. É professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação na área de ciências exatas do Ceatec/PUC Campinas. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado e doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Física de Partículas pela Unicamp. Tem experiência na área de Física Básica e Experimental, Astronomia e Astrofísica e Meio Ambiente. Trabalha com temas relacionados ao ensino de ciências, com ênfase na física básica, matemática e na astronomia.
Além do curso, o Museu Dinâmico mantém exposições que despertam a curiosidade pelos fenômenos naturais e permitem compreender conceitos e processos científicos de forma lúdica e prazerosa. Na cúpula de seis metros de diâmetro do Planetário, os visitantes podem conferir o céu de qualquer parte do mundo, observando mais de 60 constelações e três mil estrela.