Instagram

19 dezembro 2016

Como fazer para se ter um ano, realmente, novo?



A proximidade do fim do ano faz muita gente refletir sobre os acertos e erros dos últimos 12 meses e o caminho que quer percorrer no período que logo se inicia. Uma vida mais leve, com saúde, paz de espírito e realizações é o desejo de muitos. Mas, como ser bem-sucedido nessa busca diante da correria dos tempos modernos e do turbilhão de emoções que vivemos diariamente?

O primeiro passo é saber que todos passamos por momentos estressantes e aprender a lidar com isso. “O problema ocorre quando as situações que produzem o estresse se tornam frequentes e os efeitos delas no organismo passam a atrapalhar a vida diária e as atividades funcionais da pessoa”, afirma a psicóloga do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR) Priscila Ribeiro Manzoli.
Segundo ela, as pesquisas mais recentes apontam que alimentação balanceada, atividades físicas, estabilidade emocional e qualidade de vida são aliados contra o estresse excessivo. Além disso, resolver os problemas pendentes e fazer um planejamento financeiro, reorganizando o orçamento com base nas condições atuais, também pode ajudar a começar o ano com menos preocupações.
Outras ações para alcançar a vida plena e ter um ano, realmente, novo foram elencadas pelo psicólogo e psicoterapeuta Andrês de Nuccio, diretor do Ísvara Instituto de Yoga, e pela aromaterapeuta Márcia Rissato.
Por Andrês de Nuccio,
psicólogo, psicoterapeuta e diretor do Ísvara Instituto de Yoga
* Liste coisas boas que viveu em 2016, o que conquistou e as experiências que foram fortalecedoras. Também faça uma seleção de fotos que lembrem esses momentos e que lhe conecte com as emoções de vitória. Por outro lado, não dá para voar alto em 2017 se estiver amarrado às experiências desagradáveis do ano que está terminando. Por isso, escreva as cenas que pesam na alma para ajudar a transferir esses pensamentos para o papel e o queime, ofertando as emoções ruins ao fogo, como um presente ao ano que começa. Observe com atenção o papel sendo queimado.
* Escolha algo ao qual renunciar em 2017, como um alimento prejudicial que costuma consumir com frequência. Faça esse voto no primeiro minuto do ano novo e isso lembrará a você de sua força e poder.
Por Márcia Rissato, aromaterapeuta
Para trazer boas vibrações ao período que se inicia, prepare a casa com aromas naturais – dê preferência a eles, em vez dos sintéticos. O óleo da lavanda (esse será o aroma do ano) equilibra e protege o ambiente. Assim, a energia flui é possível retirar o velho e respirar o novo.
Banhos com ervas são utilizados por muita gente para trazer bons fluidos. Entre as sugestões está o de óleo de lavanda com casca de laranja lima e manjericão, para paz e motivação em 2017. Coloque a casca de meia laranja lima e um galhinho de manjericão em duas xícaras de água fervente e abafe por dez minutos. Se optar pela banheira, junte o preparo à água e adicione cinco gotas de óleo de lavanda diluído em espuma de banho ou numa colher de creme hidratante. Se o banho for no chuveiro, coloque a mistura em uma bacia, pingue três gotas do óleo de lavanda, adicione água fria ou morna até a temperatura ideal e jogue no corpo. Evite molhar o rosto.
Doe coisas que não utiliza mais. Limpar gavetas e armários para doar o que não usou o ano inteiro é a melhor pedida. Assim, o universo entende que o movimento do bem pode voltar para quem faz o bem.
**Os florais, bastante utilizados para o bem-estar emocional, o desenvolvimento da alma e a saúde do corpo e da mente, são extratos líquidos sutis, geralmente ingeridos via oral. Em meio à variedade disponível no mercado, há tipos específicos para tratar estresse, ajudar na aceitação de problemas e o desapego. Esses auxiliares podem ajudar a evitar o estresse se consumidos com acompanhamento profissional e responsabilidade.

Fonte: Correio Popular