Instagram

21 novembro 2016

Confira dicas para evitar fraudes na Black Friday

Muitas pessoas aguardam a próxima sexta-feira, 25, para fazerem compras, isso porque é nesta data que acontece a Black Friday, que espera neste ano movimentar R$ 2 bilhões, segundo estimativa do portal BlackFriday.com.br.


Esse valor representa um aumento de 34% na comparação com a Black Friday de 2015. A data chegou ao Brasil em 2011 nas lojas online (e-commerce) e atualmente atinge também os estabelecimentos físicos de todos os tamanhos e segmentos. 


Segundo o Coach de Vendas Jaques Grinberg, é preciso atenção para não cair em armadilhas, como promoções e descontos falsos. “Esta é uma data estratégica, logo após o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro. Os consumidores precisam ficar atentos, pois muitos aguardam para comprar o que desejam ou o que não tinham coragem de gastar no valor de mercado, e não ganham nenhuma vantagem”, disse o especialista.


No Brasil, a data já foi apelidada de “Black Fraude”, por causa das armadilhas nas edições anteriores. Jaques Grinberg revela dicas importantes para não sair no prejuízo em suas compras virtuais ou físicas.


- Pesquise os preços uma semana antes da Black Friday e compare no dia do evento para avaliar o desconto real oferecido pelas empresas.


- Sites falsos. Desconfie de preços muitos baixos, não existem nem na Black Friday.


- Só compre o que você realmente precisa, faça uma lista do que pesquisar. Não compre por causa dos descontos, comprar o que não precisa é caro mesmo com desconto.


- E-mails com ofertas podem ser arriscados. Muitos e-mails falsos usam marcas de empresas conceituadas e ao confirmar o pagamento, você descobre que é falso. Ao receber um e-mail, acesse o site pelo navegador e não pelo link do e-mail marketing para confirmar a veracidade da promoção. E não esqueça de manter o antivírus atualizado e ativado.


- Compras em lojas online, dê preferência para pagamentos via cartão de crédito. Pagamentos com transações online tipo cartão de débito, boleto e outros é difícil reclamar e conseguir o reembolso caso a mercadoria não seja entregue.


- Já nas lojas físicas, não compre por impulso sem avaliar as necessidades, garantia e validade do produto. Muitos vendedores podem pressionar, mas cuidado. Exija um atendimento gourmet, você merece mesmo comprando com desconto.


- Pesquise sobre troca do produto no caso de defeito ou por qualquer outro motivo.


Você pode consultar alguns sites para acompanhar os descontos na Black Friday, como:

www.blackfriday.com.br

www.baixou.com.br