Instagram

10 junho 2016

16ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Campinas

A 16ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Campinas que será realizada no domingo, 26 de junho de 2016, no Centro de Campinas.
Nos últimos anos a Parada do Orgulho LGBTde Campinas tem recebido participantes de todo o Estado de São Paulo com excursões promovidas pelos próprios visitantes e, até mesmo, de cidades de outros Estados e turistas.
A parada tem por objetivo reunir os cidadãos em prol da busca da igualdade de direitos à Comunidade LGBT, uma luta diária que move todo o país nas inúmeras edições de Paradas do Orgulho LGBT em toda nação.
Números apontam o recorde de aproximadamente 250 mil participantes em edições anteriores, margeando a média de 180 mil pessoas nas últimas Paradas.
A comissão conta com cidadãos, ativistas e profissionais de diversas áreas para a organização desse grande evento, além de outras diversas atividades e atrações em todo mês de junho, tido tradicionalmente como o Mês da Diversidade, sendo todo o trabalho voluntariamente.

SOBRE A PARADA
A Parada do Orgulho LGBT de Campinas está em sua 16ª edição e é realizada, organizada e promovida pela Associação do Orgulho LGBT de Campinas, fundação sem fins lucrativos, que reúne membros representantes de diversos coletivos LGBT da cidade, ativistas, artistas e representantes da Sociedade Civil, bem como parceiros, apoiadores e patrocinadores, compondo uma ampla e diversificada Comissão Organizadora renovada todos os anos.
Conhecida por ser a cidade gay, com inúmeras lendas a esse respeito, Campinas é uma das cidades que mais realiza casamentos homoafetivos, segundo ranking da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo.
O evento tem por objetivo reunir cidadãos que apoiam a diversidade e respeitam-na, para isso contamos com convidados especiais, empresas parceiras, representantes dos Órgãos Públicos, para o compartilhamento de experiências, mostrar avanços e casos de sucesso, oferecer oportunidades aos artistas, gerar visibilidade como cidadão LGBT, além de abordar assuntos LGBT de destaque e sinalizar novos caminhos, desafios e avanços LGBTs.

O trajeto pelas principais vias do Centro da Metrópole contará com trios elétricos, manifestos dos Coletivos LGBTs da cidade, apresentações artísticas, DJs e comunicados oficiais da APOLGBT, de ativistas e do Poder Público, culminando num grande espetáculo em palco com diversos shows de bandas, DJs e Drag Queens, tudo com artistas profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação.
Com a intensificação das ações sociais desde a década de 1960, nos EUA, quando se iniciou um manifesto que gerou as futuras Paradas Gays, o mundo LGBT ganhou força diante da Sociedade. Contudo as ações para o universo T, que abrange Travestis, Transexuais, Transgêneros, tiveram alcance social significativo apenas há alguns anos. Em prol da igualdade de direitos e o combate a toda e qualquer forma de opressão, repressão, preconceito, prejulgamento, discriminação, rejeição e intolerância, a Associação do Orgulho LGBT de Campinas, em debate com membros da Comissão Organizadora 2016, abordará o tema: “DIGA SIM À EDUCAÇÃO E NÃO À TRANSFOBIA. INTOLERÂNCIA: O VÍRUS MAIS ASSASSINO. CONTRA QUALQUER FORMA DE OPRESSÃO.”

Galeria de fotos do ultimo ano: 










Fotos: Sites G1 e Correio Popular