Instagram

06 maio 2014

Modernize e saiba combinar os esmaltes clássicos, que estão com tudo



Se algo é um clássico, ele não cai no esquecimento. Pode ser uma música, um filme, uma situação e até mesmo, esmaltes! Moda vai, moda vem, há alguns que continuam sendo os preferidos das fãs dos vidrinhos, como os vermelhos, os rosas e os nudes, que voltam com tudo para a próxima estação. “Os clássicos iniciaram sua volta à cena, mesmo, após os esmaltes rosa-chiclete”, afirma Conceição Pimentel, técnica e treinadora em nail art da Esmalteria Nacional.

Pois é, esses esmaltes não se deixam abalar por qualquer queridinha do momento, como o azul da novela ou o laranja do verão e disputam, sem medo, o espaço no coração e nas mãos e pés da mulherada. “É importante lembrar que, principalmente os vermelhos, tanto os mais fechados quanto os mais abertos, sempre estiveram presentes, independente de estações ou modismos”, frisa Cida Conceição, designer de unhas do Studio Lorena Hair e Spa.

Escolha a sua cor

A cor das unhas pode dizer muito sobre o humor e a personalidade da mulher. Usualmente, o vermelho é o favorito das autoconfiantes, fortes e mais maduras. “Muitas adolescentes também pintam as unhas dessa cor, pois querem parecer mais adultas”, revela Conceição Pimentel. No caso dos rosas, os tons mais fortes são típicos das descoladas, que gostam de uma pegada mais moderna. Já os mais claros, bem como os nudes, são preferências de mulheres que põem a discrição em primeiro lugar, mas não querem parecer apagadas.

As melhores combinações

Tem dúvidas na hora de combinar o esmalte? Conceição Pimentel observa que se a mulher “opta pelo vermelho, pinta mãos e pés. Quando seleciona o rosa, o tom mais forte vai para as mãos, em contrapartida, nos pés, o rosa mais claro é o preferido. Se o nude for o eleito nas mãos, elas pedem um esmalte branquinho nos pés, pois muitas acham que, após alguns dias, a cor dá a impressão de unhas sujas”, conta a profissional.



O encontro do clássico com o moderno

Para alegria de muitas, dá para fazer nail art com cores clássicas, sim. As películas, pela praticidade, são as mais pedidas atualmente, mas, logo atrás, vem a pintura à mão livre. A especialista em nail art Conceição faz uma lista das unhas que mais saem entre o trio de clássicos: nude com rosa, rosa pink com rosa claro e nude com vermelho. Mas nada impede a mescla de outras cores, como vermelho com dourado ou vinho e nude com preto.

De acordo com ela, os estilos francesinha e inglesinha dominam os pedidos. E as duas profissionais frisam que nail art nos pés não é aconselhado.

A ocasião perfeita

Vermelho

Ótimo para casamentos, festas de formatura e aniversários. “Você pode até arriscar ir a um encontro, mas, geralmente, os homens não gostam muito de unhas vermelhas, as acham ‘agressivas’”, diz Conceição. Se for para vetar, ela diz não para o uso em noivas, “mesmo que as flores do buquê sejam vermelhas”. Já Cida, não recomenda para praias ou lugares muito quentes.


Rosa 

Para passeios, dia-a-dia e para o trabalho, dependendo do tom escolhido, e do emprego. “Um rosão para uma entrevista de emprego ou reunião com os chefes não cai bem”, alerta a profissional da Esmalteria. Para a manicure do Lorena Hair, “se você põe uma roupa muito estampada, com floridos em muitos tons de rosa, não fica bom por um rosa nas mãos. Melhor optar por algo mais discreto”.



Chiques, são bem-vindos em qualquer ocasião e fáceis de usar com tudo. Os tons que puxam para o areia saem bastante, mas se você quer um diferencial, o nude rosado bem clarinho com um quê de perolado é a escolha ideal.

Marcell Filgueiras